Os computadores digitais funcionam a partir da oscilação dos bits ou pulsações entre o zero e o um, dos quais resultam informações autônomas produzindo cálculos e diversos efeitos, como a captação de novos sistemas de informática, a inteligência artificial, facilitando a pesquisa. Já os computadores quânticos funcionam a partir de qubits ou um emaranhado de superpostos informáticos, conseguindo efeitos inusitados, por sua complexidade e na solução de problemas cruciais cuja solução não é fácil de ser encontrada.

John Preskill
No microcosmo, os átomos são como piões que giram, e ao girar, produzem campos magnéticos que os obrigam a estar voltados ora para cima (um) ou para baixo (zero). Não obstante, como esta oscilação é imprecisa, provocam oscilação constante em seus resultados, permitindo assim o colapso constante de novas situações. Esta é origem dos computadores quânticos (qubits). O Google já possui um computador quântico, chamado Sycamore
As vantagens dos computadores quânticos são concretas, não só pela quantidade e variedade das informações oferecidas, como principalmente pelo tempo recorde em que os resultados são obtidos, o que provocará uma corrida tecnológica gigantesca no sentido de que as informações possam ser obtidas em primeira mão.
Dessa forma, os computadores quânticos se tornam muito úteis em sua aplicação na procura de soluções de muitos enigmas ainda não encontrados, como a cura de muitas doenças, envelhecimento, no campo das energias não poluentes, no campo dos remédios, na agroindústria, alimentação, aeronáutica, climatologia e até no comportamento social e econômico.
No campo das doenças hoje difíceis de serem observadas, como o câncer, Alzheimer ou Parkinson, os computadores quânticos poderão oferecer sintomas prévios de difícil caracterização, pela combinação judiciosa dos fatores prévios que determinam as suas ocorrências.
No campo da genética, microscópios de tunelamento permitem que os biólogos manipulem os átomos da hélice de DNA, permitindo que as pessoas possam viver além dos cem anos, com saúde e bem estar. Os computadores quânticos facilitarão esta tarefa, descobrindo as reações que os átomos terão, na complexidade da sustentação da vida.