Na cultura ocidental, apesar de seu avanço tecnológico, o ser humano vive atropelado por dilemas existenciais que são insuperáveis, por se situarem numa dimensão que se coloca além das soluções naturais. Dessa forma, os apelos insistentes por algo superior estão sempre presentes, garantindo assim nossa confiança numa dimensão ínsita em todo o Universo, tendo por base a presença, em escala descendente, de uma Trindade Divina (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). Ao contrário, em escala ascendente, temos em nossa natureza um corpo, uma alma e um espírito.

Na continuidade, a partir do crédito que possamos oferecer à nossa fé, que trabalha positivamente na superação de todas as nossas dificuldades, a partir da impressionante quantidade de vezes que nosso Salvador JESUS CRISTO nos confirma o poder da fé na superação de todos os nossos limites, podemos assim contar com Sua graça permanente.
Dessa forma, a presença da fé em nossa vida não deve ser considerada uma perfumaria, como algo que pudéssemos dispensar gratuitamente, o que significa uma perda irreparável na consistência de nossa vida, isto que nossa cultura moderna insiste em considera-la desnecessária. Contudo, vejamos alguns recursos que a nós estão disponíveis.
Em relação ao nosso corpo, a medicina moderna não se cansa de nos demonstrar como nossa saúde depende, e muito, das disposições prévias que possamos oferecer, em termos da conservação de nossa higidez física, para que assim possamos evitar a ocorrência das doenças. Os remédios de efeito placebo estão a confirmar como são importantes essas disposições.
Em relação a nossa alma, sentimos que a positividade de nossos sentimentos contribui de forma muito favorável para o nosso bem estar, ao cultivarmos aqueles valores que fundamentam a legitimidade de nossos comportamentos, evitando complicações desnecessárias. Lealdade, boa consciência, afeto, humildade, o bem, são aquelas características que constantemente devem orientar a nossa vida e serão fatores decisivos para a sustentação de nossa higidez existencial. No que diz respeito a nosso Espírito, devemos dizer que se trata de uma inspiração superior, que se acrescenta a nossa materialidade de uma forma reticular, como um tecido a subscrever todas as transformações que se processam na dimensão profunda da realidade.