Por que acolher o espírito

A vida terrestre é aquela cujos ideais são limitados às forças físicas que nos dominam. Apesar de nossos sonhos contidos em nossas vivências, há muitos aspectos naturais que frustram nossos objetivos, condenando-nos a sermos reféns dos infortúnios que nos assaltam. Por isso, ela nos decepciona sob muitos aspectos.

Platão

A condição de sermos encarnados num corpo material nos coloca submissos aos percalços da materialidade, que sofre desarranjos os mais inesperados, apesar de que a Natureza orgânica promova muitas formas de superá-los, nos tornando capazes de alcançar uma longevidade saudável. Dessa forma, o mantermos hábitos morigerados torna-se a condição, entre muitas, de que possamos ter a graça de uma vida longa.

Igualmente, somos dependentes de um destino que nos limita de uma forma inexorável, desde nossas origens genéticas, abarcando também nossas dependências socais e também culturais, nos tornando submissos às condições desfavoráveis difíceis que nos atingem. Contudo, ainda assim, graças ao desenvolvi mento científico e tecnológico, a humanidade tem conseguido agregar um acervo considerável em seus déficits vitais, tornando nossa passagem terrena suportável em termos eugênicos.

Como compensação, possuímos também a presença de um ESPÍRITO que nos consola e reanima, abrindo em nosso coração a uma perspectiva de fé, alcançável a todo ser humano que deseje a Sua Graça, nos tornando consciente de que o projeto cósmico tem um sentido, incluindo a humanidade em seu percurso. Assim, dotados de criatividade, racionalidade, sentimentos e liberdade, nos tornamos capazes de participar, com Ele, da demiurgia da criação, nos transformando em gênios de inovação e sentido da vida.

Dessa forma, a vida espiritual consiste num privilégio oferecido a cada um de nós, dependendo de nossa aceitação às suas propostas, que são de superação gratuita a todos nossos infortúnios terrestres, nos quais acabamos submetidos, como um decaimento por termos nascidos, como pensou PLATÃO. Não obstante, quais seriam as exigências do Espírito para que pudéssemos ser incluídos no rol de tantos afortunados ?. Por incrível que pareça, não há nenhuma, a não ser aquela a partir de nosso assentimento a uma fé que nos é dada de forma espontânea, na humildade de pessoas que se tornaram iluminadas, pela convicção de suas certezas, que não são deste mundo.